Processo Thomasi

PRODUTIVIDADE

A THOMASI, inserida no contexto da globalização, utiliza-se de modernos e eficazes conceitos de Gestão da Produção para gerenciamento das suas atividades de produção, na sua unidade industrial de União da Vitória-PR.

O emprego de ferramentas de última geração adicionado ao constante aprimoramento de sua equipe de colaboradores, garante ao Grupo Thomasi os melhores índices de produtividade vigentes entre as empresas do setor, nacionais e internacionais, culminando em preços competitivos para o cliente final.

A capacidade instalada de produção da THOMASI atinge aproximadamente 2.200 metros cúbicos mensais em chapas de compensado e painéis de madeira, o que lhe permite oferecer produtos de qualidade a preços competitivos.

RESERVAS

As reservas florestais da THOMASI, que perfazem 45.000 hectares entre áreas nativas e reflorestadas, são exploradas racionalmente por meio de modernas técnicas de manejo sustentado. Esse volume expressivo de reservas florestais garante o auto abastecimento ininterrupto da indústria. Consciente da importância da preservação ambiental, a THOMASI é mantenedora de extensas áreas de reflorestamento de PINUS nos estados do Paraná e Santa Catarina.

CONTROLES E AUTOMAÇÃO

A THOMASI adota um rigoroso controle em cada uma das etapas de seu processo de fabricação, desde o acondicionamento dos toros a serem laminados até a checagem de conformidade dimensional e visual de seus produtos. Faz uso de equipamentos automatizados e de última geração, como as restauradoras de lâminas , MINAMI e CHANG THAI, que garantem que as atividades relacionadas ao processo de junção das lâminas ocorram sem defeitos, evitando a formação de janelas no interior e laterais das chapas. Equipamentos como a lixadeira calibradora, permitem um controle de variação máxima de 0,5 milímetros entre as chapas.

PROCESSO DE COLAGEM

O processo de colagem das chapas de compensado utiliza resinas provenientes de fornecedores certificados pela ISO 9001. O laboratório de controle da THOMASI testa todos os produtos recebidos, de forma a garantir a propriedade de estabilidade de colagem das chapas compensadas e painéis de madeira, de acordo com seus padrões internos.

PRECISÃO

Os procedimentos de calibração e esquadrejamento das chapas de compensado seguem diretrizes e padrões estabelecidos pelas normas PS 1-09 (USA) e NBR 9534-86. Funcionando com C.E.P. - CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO - estas operações são checadas regularmente a cada 12 chapas e/ou painéis, impedindo qualquer desvio relativo aos parâmetros estabelecidos.

QUALIDADE

A THOMASI possui uma filosofia de buscar novos produtos e tecnologias de acordo com os padrões internacionais. Um exemplo disso é o produto PLASTFORM MDO-333, chapa de compensado para formas de concreto que atende aos padrões internacionais de durabilidade e desempenho, comercializado mundialmente. A THOMASI conquistou a certificação TECO para as suas chapas no ano de 2000. Essa certificação garante que os produtos estejam em conformidade com a Norma PS 1-09 (Structural Plywood), requisito compulsório para especificação do produto em usos estruturais. Com periodicidade trimestral as unidades industriais são inspecionadas por meio de visitas técnicas da certificadora.